domingo, 3 de fevereiro de 2013

MONS¡EUR PER¡NÉ: SW¡NG C¡GANO

Por @cambio_losanoff



Uma banda que começou tocando em coquetéis, festinhas de empresas e casamentos, em 2007. Estes são os colombianos Monsieur Periné. Desde então, foram crescendo, agregando mais músicos (hoje são sete) e novas influências à sua música, até atingirem um som fresco, nuevo, y sobre todo, divertido (segundo os próprios, no seu sítio oficial) e que agradou a muita gente continente afora.

Nesta receita podemos incluir uma mistura de ritmos franceses dos anos 30 e 40 (tendo o maestro Django Reinhart como grande influência) com o chamado swing gitano, que abarca a música latino-americana popular, a bossa nova, a música cubana, cumbia, salsa, bolero e o que mais couber no caldeirão sonoro. E cantando em quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e português.

O resultado, cinco anos depois, é o elogiadíssimo primeiro rebento Hecho a Mano (2012), visto (e ouvido, claro) por muitos na Colômbia como grande revelação do ano passado naquele país - e mesmo fora dele. Você pode ouvir aqui o show de lançamento do disco, em Bogotá.

Ontem, aliás, os bogotanos do MP - que estão em mini-tour pelo Brasil - tocaram no Festival Sensacional, na boêmia praça da Savassi, em Belo Horizonte. Mesmo debaixo de muita chuva, fizeram "um baita show", nas palavras de Marcelo Costa, jornalista e editor do ótimo Scream & Yell, que lá estava.

A banda agora toca em São Paulo dia 9 de fevereiro e no já tradicional festival pernambucano Rec-Beat, no dia seguinte (dividindo o palco, entre outros, com o músico mexicano Juan Cirerol, outro concierto imperdível!, diga-se), acrescentando um pouco de suíngue cigano ao maracatu e demais ritmos típicos da festa momesca local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário